Não é aconselhável separar um único dia para faxina; além de exaustivo, dificilmente será possível conciliar com as outras tarefas obrigatórias do dia.

O ideal, é faxinar dois ambientes por dia (varia de acordo com tamanho da cada casa) e fazer a manutenção do restante; ao final de uma semana, todos os ambientes da casa deverão ter sido limpos.

A cozinha, é a parte da casa, que ocupa mais tempo para limpeza, porque é muito usada.

Então, não vamos separar um único dia para a faxina da cozinha, como faremos com outros ambientes; a cozinha será limpa por módulos, cada dia deveremos limpar detalhadamente 1 ou 2 módulos, no restante faremos a manutenção diária. Vamos chamar de módulos, suas partes como:

Geladeira, paredes, bancadas, gabinetes, armários, etc.; ao final de uma semana, todos os módulos deverão ter sido limpos.

Bagunça anula limpeza, sempre comece arrumando, recolhendo coisas e colocando em seus lugares, use um cesto para ajudá-la, também termine arrumando e embelezando de acordo com os hábitos da família; após a limpeza recoloque todos os objetos em seus lugares certos.


Limpeza é de cima para baixo, de dentro para fora, todos os lados e cantos; tenha visão geral do ambiente a ser limpo.


Prefira roupas confortáveis e discretas para faxinar.
Sempre areje o ambiente a ser limpo.


Antes de iniciar a limpeza, separe todo o material que irá precisar.
Tenha certeza de estar usando o produto certo, no local certo e de forma correta; em caso de dúvida, siga as instruções de uso na embalagem.
Principalmente para limpeza do banheiro, não dispense o uso de luvas.
Não inicie a limpeza em outro ambiente, nem inicie outra tarefa antes de terminar o primeiro.


Muito cuidado com os produtos de limpeza; não deixe espalhados enquanto faz a faxina, não deixe fácil acesso para crianças ou animais.

http://www.aempregadadomestica.com.br